Televisão não funciona

A Tela da TV não funciona. Veja as principais causas e soluções

10 de dezembro de 2019

Compartilhe

Mesmo com o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, muitas pessoas ainda não substituíram o aparelho de televisão. Uma grande maioria abandonou o sistema de assinatura de TV a cabo, mas ainda sim prefere assistir filmes, séries e documentários em serviços de streaming na tela da TV, além disso a TV pode ter diversas outras utilidades como servir de monitor ou estar conectada a um sistema de CFTV. Mas o que fazer quado a telada da TV não funciona?

Durante o uso no dia-a-dia, conectando cabos HDMI no notebook ou Chromecast para transmitir som e imagem de um dispositivo para a tela da TV ou variamos da antena para a conexão desses cabos. Com isso, acontece de percebermos alguns problemas que são comuns e fáceis de resolver. 

A seguir, listamos alguns desses problemas e, além disso, mostramos a você possíveis soluções. 

Acompanhe o artigo e boa leitura!

Sumário
1. Mau contato no cabo HDMI
1.1. Imagem e som desaparecem por um período
1.2. Tem imagem, mas não tem som
1.3. Dispositivo não reconhece o HDMI
2. Conectores com defeito ou mau contato em outros cabos
3. Configuração errada
4. Problema no sistema de LEDs
5. Tela trincada

Mau contato no cabo HDMI

Como o título já entrega, o problema pode ser um mau contato. Mas como identificar isso? Bem, existem alguns sinais clássicos de problema na tela da TV que indicam mau contato no cabo HDMI. Vamos falar sobre 3 deles:

Imagem e som desaparecem por um período

Nesta situação, remover o cabo e inseri-lo novamente pode resolver. Por estar mau encaixado, a transmissão dos dados de som e imagem na tela da TV através do cabo HDMI acabam sendo prejudicadas. Esta falha, por mais que pareça simples, precisa ser corrigida para não danificar a entrada da porta HDMI.

Sendo assim, sempre certifique-se de que o cabo está bem encaixado, mas sem exercer muita pressão na hora de realizar o encaixe da peça na entrada da porta HDMI.

Tem imagem, mas não tem som

É comum que isso aconteça quando o cabo HDMI está conectado em um notebook. A imagem está sendo transmitida para a tela da TV e o som está saindo no notebook, ou até mesmo não há som. 

Isso ocorre por mau contato no HDMI ou mau encaixe, que resulta no notebook não reconhecendo a saída de som na televisão e mantendo a configuração da saída de som no notebook.

Você pode verificar isso no canto direito, na parte inferior da tela do seu Windows, por exemplo. Ali, próximo a hora do seu notebook, ou mesmo do seu desktop. Caso esteja aparecendo a opção de trocar a saída de áudio para a televisão, basta selecioná-la. Mas, caso não esteja, desconecte o cabo HDMI e reconecte-o corretamente e os dispositivos irão reconhecer as saídas de som e imagem do dispositivo automaticamente e corrigir este problema.

Agora sua tela da TV transmitirá imagem junto com o som do seu aparelho de televisão.

Dispositivo não reconhece o HDMI

Opa! Aqui já pode ser um sinal de 2 coisas: o seu cabo pode estar gasto e por isso não haver transmissão nenhuma para a tela da TV ou a porta HDMI da TV ou do outro aparelho está danificada. 

A recomendação é que você teste primeiro o cabo HDMI. Pode ser até em outro aparelho para conferir se aparecerá imagem na tela da TV. Caso esse teste seja positivo, então a chance de o problema ser na porta HDMI é maior.

Conectores com defeito ou mau contato em outros cabos

Semelhante ao problema do não reconhecimento do HDMI por parte de algum dispositivo, o problema aqui pode ser proveniente de outros conectores. 

Um conector bem usado em TVs é o cabo coaxial, constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem. 

Você certamente já viu um cabo coaxial, mas pode não estar associando com o nome. É aquele cabo branco que geralmente fazem a conexão da antena ou TV a cabo para a televisão. Ele também tem utilidade na transmissão de sinais de sistemas de segurança, como os de CFTV.

Esse cabo é responsável por impedir interferências na imagem da tela da TV. Se este tipo de problema começar a ocorrer, é sinal de que o cabo coaxial ou o conector está com defeito. 

Configuração errada

Você pode ter ligado o seu cabo HDMI ou algum outro cabo na sua televisão em uma entrada, mas não ter imagem na tela da TV por estar no “canal” errado. 

Sabe quando você está com a tela da TV no HDMI e o cabo está conectado corretamente, mas ainda sim não há imagem na tela da TV? Você pode ter deixado um detalhe passar: conectado o cabo na entrada 1 e estar na tela do HDMI 2. 

Para ajustar isso, basta ir no controle da sua TV, apertar o botão “source” – que geralmente vem escrito com este nome – e ir selecionando as entradas da TV até aparecer imagem na tela da TV e você saber que selecionou a correta. 

Problema no sistema de LEDs

O sistema de LED com defeito por ser responsável por um dos problemas na tela da TV. Para a exibição de uma imagem de qualidade, é necessário que todas as luzes de LED estejam interligadas, funcionando corretamente. Quando isso não ocorre, geralmente a imagem fica prejudicada e sua exibição, comprometida. Isso é perceptível mesmo se apenas uma das luzes estiver defeituosa. 

Neste caso, não há o que fazer em casa. O recomendado é que o aparelho de televisão seja levado a uma assistência técnica especializada para que o dano seja avaliado e reparado adequadamente. 

Tela trincada

Aqui também vale levar o aparelho para uma assistência técnica. É um defeito que requer o manuseio por parte de um profissional com conhecimento técnico para resolver o problema. Assim como na questão dos LEDs, a imagem fica prejudicada e pode até ocorrer o vazamento do cristal líquido do display da tela da TV. 

Conseguimos ajudar você com este artigo? Se você ainda precisa de ajuda profissional para sua televisão com defeito e estiver no Rio de Janeiro, visite a página de conserto de televisão para um suporte especializado.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Como limpar a tela da TV

Como limpar a tela da tv corretamente? Aprenda agora!

18 de fevereiro de 2021

qual é o tamanho ideal para TV da sua casa

Qual o tamanho ideal de tv para sua casa?

4 de março de 2020

Como Escolher Projetor

Como escolher projetor: 10 dicas para não errar

27 de fevereiro de 2020

Depoimentos

Guilherme Souza

Guilherme Souza

um mês atrás

Olá Bom dia ,Minha experiência com a Cantinho Sonoro foi excelente! Levei meu equipamento da JBL para reparo no dia 02/09 e, para minha surpresa, já no dia 04/09 estava pronto, muito mais rápido do que eu esperava. Além disso, o serviço foi coberto pela garantia, então não tive nenhum custo. O atendimento foi super atencioso e profissional, e o resultado ficou impecável. Recomendo fortemente para quem precisar de assistência técnica de qualidade e agilidade.

ver mais

postado em Google

SERGIO NISENSON

SERGIO NISENSON

um mês atrás

Levei um headphone, pq o canal da direita, não estava funcionando. No dia seguinte, a colaboradora me ligou, dizendo que o aparelho não apresentou qualquer defeito. Fui buscar e do meu celular, continuava sem som, do lado direito. O Sr. Ronaldo, com toda paciência, foi mexendo no celular e verificou que o som estava direcionado, somente, pro lado esquerdo. Regulou e voltou a funcionar perfeitamente. E não me cobraram nada. Eu andei mexendo no celular e acabei que desregulei. Erro MEU. Estão de parabéns, pelo atendimento. Obrigado, mais uma vez.

ver mais

postado em Google

Gui Valença

Gui Valença

um mês atrás

Espetacular!Levei uma caixa Jbl Éon 615 que precisou trocar o alto falante !!Depois de um ano voltei, pois achei q teria q trocar novamente!Depois de avaliada, fizeram apenas o ajuste do alto falante e não me cobraram NADA!Ele estava solto por falta de cuidado meu!!São de muita confiança!!!

ver mais

postado em Google

Ricardo Jung

Ricardo Jung

um mês atrás

Resolveram em três dias o que outra assistência não conseguiu em 2 meses.

ver mais

postado em Google

Simon Sinistro

Simon Sinistro

um ano atrás

Apesar de não conseguir o reparo desejado, por conta da panasonic e da Sony terem deixado de fornecer peças, fui bem atendido, sendo realizada a analise técnica rápida e o que foi deixado lá para análise posterior, o contato foi feito por e-mail. Além de haver o serviço de descarte gratuito, bastando preenchimento de uma autorização pessoal.

ver mais

postado em Google

William Senter

William Senter

2 anos atrás

Meu PlayStation 4 apresentou problema, r antes de levar ao cantinho sonoro, passei por 2 técnicos (bem avaliados) que me falaram que não tinha reparo, que haviam tentado de tudo.Procurei uma terceira opinião com o cantinho sonoro e o atendimento foi ótimo, meu console em 5 dias estavam reparado, já estou usando ele há 1 mês e funcionando perfeitamente inclusive com jogos pesados. Salvaram o videogame que já era quase uma causa perdidaO atendimento foi super profissional e rápido. E o custo bem dentro da realidade. Super recomendo

ver mais

postado em Google

Moises Wertman

Moises Wertman

um ano atrás

Só faço consertos de eletrônicos com eles.Serviços de excelência, com preços justos.Desta vez, levei um notebook para a troca do teclado.Atendimento nota 10!Recomendo!

ver mais

postado em Google

Claudio Lopes

Claudio Lopes

um ano atrás

Já sou cliente há muitos anos desde o tempo que era assistência técnica da Sony. Agora é da JBL, mas atendem todas as marcas. Bom atendimento e bom serviço prestado.

ver mais

postado em Google

Gustavo Vieira

Gustavo Vieira

3 anos atrás

Sempre fui bem atendido, é um pouco cheio devido a demanda, não tem jeito, os caras resolvem o seu problema... Lógico que vai ficar cheio... lógico que vai ter fila. Prefiro comprar os produtos da JBL com um ano de garantia, no meu caso, por exemplo, e ter a certeza que o pessoal da Cantinho Sonoro vai resolver. já levei vários fones meus da JBL e de meus familiares também.Estão de parabéns.

ver mais

postado em Google

itamar diniz

itamar diniz

um mês atrás

Endereço muito bom e informações passadas pelo telefone coincide com o atendimento

ver mais

postado em Google

Amanda Duarte

Amanda Duarte

5 meses atrás

Fiquei totalmente satisfeita com o atendimento e resolução do meu caso. Fui em uma tarde que não havia filas, fui prontamente atendida. Levei um fone JBL que parou de recarregar, e todo o atendimento foi educado e claro. Fui informada do prazo de conclusão do reparo e me surpreendi com a rapidez em que tudo foi resolvido, poucos dias depois. O fone foi devolvido funcionando, e eu agradeço a equipe pelo trabalho. Recomendo.

ver mais

postado em Google

Arquiteta Leticia Spada

Arquiteta Leticia Spada

11 meses atrás

Fui super bem atendida!! Tive problemas de sincronização entre o telefone novo e o fone JBL, eles resolveram na hora!!!

ver mais

postado em Google

Nice Lacroix

Nice Lacroix

7 meses atrás

Muito boa, serviço de montagem de cabos de áudio e vídeo com muita eficáciaFuncionários atenciosos e competentesHá mais de 28 anos recorro a essa loja p compra de cabos de áudio/ vídeo ou montagem personalizadaPouco espaço mas serviço de 1*

ver mais

postado em Google

Endereço

Rua Tonelero, 316 B Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Telefone

(21) 2236-5164 / 2256-6260

Horário de funcionamento

seg-sex — 09:00 - 18:00 sábado — 09:00 - 12:00 domingo — fechado

Formulário de Contato

Autorizadas

Especializadas

Rua Tonelero, 316 B Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2236-5164 / 2256-6260

Cantinho Sonoro © 2024. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade