Mesmo com o uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, muitas pessoas ainda não substituíram o aparelho de televisão. Uma grande maioria abandonou o sistema de assinatura de TV a cabo, mas ainda sim prefere assistir filmes, séries e documentários em serviços de streaming na tela da TV, além disso a TV pode ter diversas outras utilidades como servir de monitor ou estar conectada a um sistema de CFTV. Mas o que fazer quado a telada da TV não funciona?
Durante o uso no dia-a-dia, conectando cabos HDMI no notebook ou Chromecast para transmitir som e imagem de um dispositivo para a tela da TV ou variamos da antena para a conexão desses cabos. Com isso, acontece de percebermos alguns problemas que são comuns e fáceis de resolver.
A seguir, listamos alguns desses problemas e, além disso, mostramos a você possíveis soluções.
Acompanhe o artigo e boa leitura!
Sumário
1. Mau contato no cabo HDMI
1.1. Imagem e som desaparecem por um período
1.2. Tem imagem, mas não tem som
1.3. Dispositivo não reconhece o HDMI
2. Conectores com defeito ou mau contato em outros cabos
3. Configuração errada
4. Problema no sistema de LEDs
5. Tela trincada
Mau contato no cabo HDMI
Como o título já entrega, o problema pode ser um mau contato. Mas como identificar isso? Bem, existem alguns sinais clássicos de problema na tela da TV que indicam mau contato no cabo HDMI. Vamos falar sobre 3 deles:
Imagem e som desaparecem por um período
Nesta situação, remover o cabo e inseri-lo novamente pode resolver. Por estar mau encaixado, a transmissão dos dados de som e imagem na tela da TV através do cabo HDMI acabam sendo prejudicadas. Esta falha, por mais que pareça simples, precisa ser corrigida para não danificar a entrada da porta HDMI.
Sendo assim, sempre certifique-se de que o cabo está bem encaixado, mas sem exercer muita pressão na hora de realizar o encaixe da peça na entrada da porta HDMI.
Tem imagem, mas não tem som
É comum que isso aconteça quando o cabo HDMI está conectado em um notebook. A imagem está sendo transmitida para a tela da TV e o som está saindo no notebook, ou até mesmo não há som.
Isso ocorre por mau contato no HDMI ou mau encaixe, que resulta no notebook não reconhecendo a saída de som na televisão e mantendo a configuração da saída de som no notebook.
Você pode verificar isso no canto direito, na parte inferior da tela do seu Windows, por exemplo. Ali, próximo a hora do seu notebook, ou mesmo do seu desktop. Caso esteja aparecendo a opção de trocar a saída de áudio para a televisão, basta selecioná-la. Mas, caso não esteja, desconecte o cabo HDMI e reconecte-o corretamente e os dispositivos irão reconhecer as saídas de som e imagem do dispositivo automaticamente e corrigir este problema.
Agora sua tela da TV transmitirá imagem junto com o som do seu aparelho de televisão.
Dispositivo não reconhece o HDMI
Opa! Aqui já pode ser um sinal de 2 coisas: o seu cabo pode estar gasto e por isso não haver transmissão nenhuma para a tela da TV ou a porta HDMI da TV ou do outro aparelho está danificada.
A recomendação é que você teste primeiro o cabo HDMI. Pode ser até em outro aparelho para conferir se aparecerá imagem na tela da TV. Caso esse teste seja positivo, então a chance de o problema ser na porta HDMI é maior.
Conectores com defeito ou mau contato em outros cabos
Semelhante ao problema do não reconhecimento do HDMI por parte de algum dispositivo, o problema aqui pode ser proveniente de outros conectores.
Um conector bem usado em TVs é o cabo coaxial, constituído por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem.
Você certamente já viu um cabo coaxial, mas pode não estar associando com o nome. É aquele cabo branco que geralmente fazem a conexão da antena ou TV a cabo para a televisão. Ele também tem utilidade na transmissão de sinais de sistemas de segurança, como os de CFTV.
Esse cabo é responsável por impedir interferências na imagem da tela da TV. Se este tipo de problema começar a ocorrer, é sinal de que o cabo coaxial ou o conector está com defeito.
Configuração errada
Você pode ter ligado o seu cabo HDMI ou algum outro cabo na sua televisão em uma entrada, mas não ter imagem na tela da TV por estar no “canal” errado.
Sabe quando você está com a tela da TV no HDMI e o cabo está conectado corretamente, mas ainda sim não há imagem na tela da TV? Você pode ter deixado um detalhe passar: conectado o cabo na entrada 1 e estar na tela do HDMI 2.
Para ajustar isso, basta ir no controle da sua TV, apertar o botão “source” – que geralmente vem escrito com este nome – e ir selecionando as entradas da TV até aparecer imagem na tela da TV e você saber que selecionou a correta.
Problema no sistema de LEDs
O sistema de LED com defeito por ser responsável por um dos problemas na tela da TV. Para a exibição de uma imagem de qualidade, é necessário que todas as luzes de LED estejam interligadas, funcionando corretamente. Quando isso não ocorre, geralmente a imagem fica prejudicada e sua exibição, comprometida. Isso é perceptível mesmo se apenas uma das luzes estiver defeituosa.
Neste caso, não há o que fazer em casa. O recomendado é que o aparelho de televisão seja levado a uma assistência técnica especializada para que o dano seja avaliado e reparado adequadamente.
Tela trincada
Aqui também vale levar o aparelho para uma assistência técnica. É um defeito que requer o manuseio por parte de um profissional com conhecimento técnico para resolver o problema. Assim como na questão dos LEDs, a imagem fica prejudicada e pode até ocorrer o vazamento do cristal líquido do display da tela da TV.
Conseguimos ajudar você com este artigo? Se você ainda precisa de ajuda profissional para sua televisão com defeito e estiver no Rio de Janeiro, visite a página de conserto de televisão para um suporte especializado.