Qual o tamanho ideal de tv para sua casa?

Quando pensamos com comprar uma televisão, logo pensamos em um modelo que tenha uma tela grande. É muito comum as pessoas desejarem a sensação próxima a de estar em um cinema. Mas não é bem assim que funciona. Existe o tamanho ideal de TV, levando em consideração alguns fatores. E é isso que vamos ver no artigo a seguir.

Por isso, antes de comprar seu aparelho de televisão, lembre-se das dicas e orientações que você lerá aqui. Dessa forma você tirará o máximo proveito da sua TV, independente do modelo.

Boa leitura!

Sumário
1. Qual é o tamanho ideal de TV?
2. Dicas para sua TV na sala
3. Dicas para sua TV no quarto
4. A tabela definitiva para descobrir o tamanho ideal de TV para a sua casa
5. Minha TV é do tamanho ideal, mas causa desconforto. E agora?

Qual é o tamanho ideal de TV?

Essa é uma pergunta que não tem uma resposta com um número de polegadas exato. Isso devido ao tamanho do cômodo que sua TV irá ficar, onde ela ficará, o que terá em volta, etc. 

Esses fatores irão contribuir para uma experiência visualmente mais confortável.

Imagine que você está assistindo a uma partida de algum esporte em sua TV, sentado(a) no seu sofá e a tela é grande demais para o espaço. Você sentirá um desconforto ao ter que mover a cabeça e os olhos para acompanhar o que vai estar acontecendo na imagem: movimento dos(as) jogadores(as), movimento da bola, entre outras elementos.

Pensando em todos estes fatores, foi desenvolvido um padrão para que você descubra facilmente o tamanho ideal de TV para a sua casa.  É uma fórmula básica que leva em consideração a resolução da tela e a distância que ela ficará dos seus olhos, ou seja, do sofá, cadeira ou outro assento posicionado para assistir televisão.

Em relação à resolução, temos como mais comuns:

  • Padrão (480p): x 12
  • HD (720p): x 18
  • Full HD (1080p): x 21
  • 4K: x 25

Após identificar qual a resolução do seu aparelho de televisão, agora você precisa medir a distância do local em que a TV ficará posicionada até a distância dos olhos do espectador no assento.

Ao descobrir o número exato, é só fazer a seguinte conta:

Distância x número de acordo com a resolução = tamanho ideal de TV

Por exemplo: a TV em questão é uma Full HD que ficará a 1,7 metros de distância do assento para assistir TV na sua sala. Sendo assim, temos:

1,7×21 = 35,7.

Concluímos que o tamanho ideal de TV seria uma de 35,7 polegadas. Por este não ser o número padrão trabalhado no mercado para polegadas de telas de TV, a recomendação é procurar um número de resolução que esteja mais perto, abaixo ou acima, sem fugir muito do resultado da fórmula.

Dicas para sua TV na sala

Tamanho ideal de TV para a sala
Tamanho ideal de TV para a sala

Bem, existem salas de diversos tamanhos e, como já vimos anteriormente, isso interfere na hora de determinar o tamanho ideal de TV. Mesmo assim, existem alguns outros pontos que devem ser observados e levados em consideração ao escolher o tamanho da televisão.

Geralmente, quando falamos da sala, temos dois cenários bem comuns: o aparelho de TV em um móvel ou preso direto em um suporte na parede.

Se a parede em que o televisor for ficar tiver uma distância curta para o sofá e o tamanho ideal de TV for “pequeno”, abaixo de 37 polegadas, por exemplo, existem truques para melhorar a experiência de assistir televisão.

Quando o aparelho de TV fica em cima de um móvel e no fundo há apenas uma parede branca, pode causar uma impressão de desconforto em quem estiver assistindo algo na TV. Surge aí uma oportunidade para compor o ambiente e investir em decoração ao redor de onde a TV está posicionada.

Não precisa ser nada elaborado: pode ser uma cor diferente na parede, porta-retratos, quadros, plantas, um painel, etc. Use sua imaginação para continuar se sentindo confortável, sem desrespeitar o tamanho ideal de TV segundo a fórmula ensinada anteriormente.

Esta é a melhor opção e uma alternativa para não preencher o espaço vazio da parede com uma TV de tela maior, o que será inapropriado para o espaço e desconfortável para os olhos.

Já no caso de ter mais espaço na sala e a possibilidade de ter um aparelho de televisão maior, respeitando o tamanho ideal de TV após ter feito o cálculo, o grande destaque da parede em que a televisão ficará será ela mesmo.

Por isso, usar muitos recursos de decoração perto da TV ou na parede em que ela ficará, pode acabar trazendo uma certa poluição visual e também a sensação de desconforto aos olhos.

Dicas para sua TV no quarto

Tamanho de TV para o quarto
Tamanho de TV para o quarto

Quando falamos de assistir TV no quarto, é comum que seja deitado(a) na cama, em um momento de relaxamento. Com isso, deve-se respeitar mais ainda o tamanho ideal de TV calculado a partir da fórmula.

Outro fator importante é a altura dos olhos, já que normalmente assiste-se TV deitado(a) na cama. Na sala, também temos o costume de assistir TV deitado(a) no sofá, mas é um espaço mais apropriado para assistir sentado no sofá, principalmente quando há mais pessoas.

Pensando por esse lado, a TV no quarto não pode ser maior que o recomendado para compensar sua posição na parede mais abaixo. A tentativa de preencher mais a parede colocando uma TV maior será prejudicial.

Além de seguir as dicas que demos para compor o ambiente na sua sala, você pode contar com a ajuda de um suporte móvel para ajustar a posição da TV de acordo com a sua posição na hora de assistir quando estiver na cama.

A tabela definitiva para descobrir o tamanho ideal de TV para a sua casa

A fórmula que você viu no começo deste artigo levava em consideração a resolução da sua TV. É de suma importância realizar aquele cálculo, já que ele determinará as polegadas exatas para que você assista televisão bem, sem imagem pixelada e com qualidade ruim aos seus olhos.

Agora veja a seguir o tamanho ideal de TV com base na distância entre a TV e o assento posicionado para assistir televisão: 

Distância mínima

Distância máxima

Tamanho da tela da TV

1,0 metro

1,2 metro

1,4 metro

1,5 metro

1,6 metro

1,75 metro

1,90 metro

2,0 metros

2,1 metros

2,2 metros

2,0 metros

2,4 metros

2,8 metros

3,0 metros

3,2 metros

3,5 metros

3,8 metros

4,0 metros

4,2 metros

4,4 metros

26″

32″

37″

40″

42″

46″

50″

52″

55″

60″

Minha TV é do tamanho ideal, mas causa desconforto. E agora?

Bem, se você já tem uma televisão e conferiu, a partir das nossas dicas neste artigo, o tamanho ideal dela e está tudo certo quanto a isso, o problema pode estar na tela.

Aqui não queremos dizer no tamanho da tela, mas sim algum defeito que possa estar prejudicando a qualidade da imagem.

Neste caso, recomendamos que você leve sua TV a uma assistência técnica para que um profissional qualificado possa avaliar o problema e propor a melhor solução.

Se você está no Rio de Janeiro, confira a página de conserto de TV para obter suporte especializado da Cantinho Sonoro.

Espero que este artigo tenha te ajudado! Até a próxima!

Artigo anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by