Como limpar a tela da tv corretamente? Aprenda agora!

Você sabe como limpar a tela da TV corretamente sem danificar o aparelho? Acredita que é só usar seu produto de limpeza preferido e um pano? Bem, não é necessário um grande esforço e os cuidados são simples, mas isso não significa que você não deva seguir algumas instruções. 

Pensando nisso, reunimos  o que você precisa saber para limpar a tela da TV da sua sala, quarto ou qual você quiser. Neste artigo você vai ver:

  1. Erros comuns e como evitá-los
  2. A maneira correta de fazer a limpeza
  3. Passo a passo para limpar a tela da TV
  4. A tela da TV está limpa, mas algo ainda parece errado. E agora?

Boa leitura!

Erros comuns

Usar materiais inadequados é um dos erros mais comuns. Veja a seguir os materiais que não são recomendados e se você utiliza algum deles:

Tipo do pano

Esse é um ponto de bastante atenção: o tipo do material do pano que você irá utilizar. Dê preferência a tecidos mais finos e suaves e não use os mais grossos. Estes podem riscar, danificar, além de deixar fiapos na tela. 

Produto de limpeza doméstica

No começo do texto, citamos produtos de limpeza que são comumente utilizados diariamente para limpar móveis, chão, superfícies, etc. Eles realmente são indicados para este tipo de uso, mas não podem se estender para limpar a tela da TV. 

Os produtos de limpeza doméstica podem conter álcool etílico, acetona, amônia, entre outros componentes químicos que podem danificar a tela de maneira permanente. Detergentes, desengordurantes e até limpa-vidros costumam apresentar composição com esses elementos. 

Os estragos causados pelos produtos de limpeza doméstica incluem manchas, danos na coloração do display, até rachadura da tela. Isso ocorre devido a reação dos componentes químicos dos produtos com os materiais da tela da TV.  Por isso, a indicação é não usar tais produtos e, se você já os utiliza, recomendamos que você pare hoje mesmo com essa prática.

Dicas para a limpeza correta

Agora que você já conhece os erros mais comuns e já identificou se comete algum, é hora de conferir as dicas a seguir para não errar mais.

Use materiais adequados

Panos com tecido 100% algodão ou microfibra são as melhores opções para usar na tela, já que é a área mais frágil da TV. Já sabemos que os tecidos mais grossos não são indicados e o porquê.

Produtos especializados

Falando agora dos produtos de limpeza doméstica que também não indicamos, o substituto ideal são os produtos próprios para limpar a tela da TV. Eles podem ser utilizados em telas de TV 4K, plasma, LED e LCD. Antes de adquirir, leia a composição e verifique na embalagem ou informações do produto se há alguma restrição para o tipo de tela que você deseja utilizar.

É comum encontrar esses produtos em kits de limpeza, que já vem com um pano adequado e são facilmente encontrados on-line e também em lojas físicas especializadas em informática e eletrônicos. Os preços variam de acordo com as marcas e custam de R$15 até R$30, em média. 

Na falta de um produto especial, você ainda tem mais duas opções. Pode optar por usar álcool isopropílico, indicado para limpeza de eletrônicos no geral, como celulares, entre outros. A outra alternativa é a água destilada, a água em seu estado mais puro, sem substâncias que podem manchar a tela da sua TV.

Passo a passo para limpar a tela da TV

O processo para limpar a tela da TV não é muito diferente do que você está acostumado com outros objetos. Porém se atente às orientações a seguir. 

Antes de começar, as manchas e a sujeira precisam estar visíveis. Então, é importante ressaltar que o aparelho deve estar desligado. De preferência, da tomada, para evitar o risco de choque elétrico

Como limpar a tela quando não há manchas?

Se você deseja apenas eliminar a poeira da tela, usar somente um pano seco adequado será o suficiente. Não há necessidade de umedecer o pano, ok? Nos cantos, um cotonete pode ser usado para remover a sujeira acumulada. 

Como limpar a tela quando há manchas ou gordura?

No caso de precisar fazer uma limpeza mais “pesada”, recorra aos produtos que já indicamos por aqui: seja álcool isopropílico, água destilada, produtos especializados ou as receitas de soluções caseiras. Escolha o de sua preferência e umedeça o pano fino. Você pode umedecê-lo com um borrifador para não correr o risco de molhar o pano demais. 

Não borrife o líquido diretamente na tela, pois há o risco de que ele escorra e entre em alguma fresta do aparelho e danifique-o internamente.

O próximo passo é começar a limpar o display com movimentos suaves e circulares. Repita o processo quantas vezes achar necessário, sem pressionar ou colocar força demais na tela.

Como fazer a limpeza do corpo da TV?

Na parte traseira do televisor, o ideal é não usar o mesmo pano da tela. Pode ser uma flanela ou até mesmo um pincel de cerdas macias. Já o produto, não há problema em ser o mesmo da tela.

Para os aparelhos que tem bordas de plástico, limpadores multiusos podem ser utilizados nessa parte. 

Tela da TV limpa, mas ainda parece ter algo errado. E agora?

Limpeza concluída e a tela da TV não funciona como deveria?  Você continua notando um problema em relação a imagem? Nesse caso, recomendamos que você leve seu televisor a uma assistência técnica para investigar qual o defeito da sua tela e qual será a solução recomendada por profissionais especializados.

Por isso, o conserto de TV com tela danificada deve ser feito o quanto antes para evitar maiores danos. Se você é da cidade do Rio de Janeiro, podemos te ajudar! Somos uma assistência técnica com mais de 50 anos de experiência no mercado. Fale conosco!

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Estamos à disposição! Entre em contato