Como escolher projetor: 10 dicas para não errar

Adquirir um projetor vai muito mais além do modelo. Existem algumas perguntas que você deve responder em relação a qual será o uso dele para não errar na escolha. Então como escolher projetor em meio a tantas opções no mercado?

Não se preocupe! Vamos ensinar você a prestar atenção em detalhes que serão fundamentais para a sua aquisição de maneira assertiva. A seguir, confira a lista de 7 dicas de como escolher projetor e não errar quando for adquirir o seu.

Sumário
1. Projetor para dispositivos móveis e mini projetores
2. Ambiente interno x ambiente externo
3. Luminosidade
4. Resolução
5. Distância
6. Tecnologia
7. Conexões
8. Meu projetor parou de funcionar, e agora?

1. Projetor para dispositivos móveis e mini projetores

A diferença entre eles vai além do tamanho. Os mini projetores são pequenos no tamanho de seus modelos, mas potentes: vão desde 200 até 20.000 mil lúmens. Isso significa que podem ser diversos usos.

Já os projetores para dispositivos móveis foram feitos para que você consiga projetar imagens e vídeos do seu smartphone ou tablet, por exemplo, direto para a parede. De um jeito muito prático.

Agora ficou fácil entender melhor a diferença entre eles, né?

2. Ambiente interno x ambiente externo

Projetor interno
Projetor Interno

O uso de projetores era mais comum em empresas e instituições de ensino para que profissionais e alunos pudessem mostrar suas apresentações para mais pessoas na sala, por exemplo. Mas o uso doméstico foi se popularizando e com isso, apresentações não são mais “exclusividade” do aparelho.

É mais comum atualmente vermos em residências projetores que até substituem a televisão, seja em um cômodo interno ou externo, como na área de lazer.

Esse uso específico se difere do uso para apresentações em salas de reunião, por exemplo.

A escolha do lugar acaba tendo outro fator que impacta. O ambiente está muito ligado a luminosidade, que é o tópico a seguir.

3. Luminosidade

A luminosidade dos ambientes interfere nas configurações do aparelho que você irá escolher. Por isso, deve-se considerar a quantidade de lúmens.

Para salas pequenas, 1.000 lúmens serão o suficiente. Para ambientes externos e ao ar livre, o recomendado são 4.000 lúmens ou mais.

Um aparelho com número de lúmens entre esses, 1.000 e 4.000, são apropriados para ambientes internos intermediários.

4. Resolução

Assim como televisores, celulares e outros aparelhos que transmitem imagem, a resolução é super importante. É ela que vai determinar a qualidade da imagem, através número de pontos, ou de pixels, usados para exibir uma imagem.

Tecnicamente falando, a resolução é indicada por uma combinação de números. Você já deve ter visto nas configurações de algum aparelho, como o monitor do seu computador, a resolução 800 x 600. Isso significa que você vê 480.00 pontos totais que formam a imagem que você vê na tela, sendo 800 pontos horizontais por 600 linhas pontilhadas verticais.

Em resumo: quanto maior o número da resolução, mais nítida a imagem das suas projeções.

5. Distância

Projetor Xiaomi
Projetor de curta distância da Xiaomi

Mesmo tendo escolhido um aparelho com boa resolução, um ambiente com iluminação adequada, os critérios de como escolher um projetor vão além disso. A distância que o projetor ficará da parede para projetar a imagem também faz diferença.

Isso porque a medida que o projetor fica distante do local de projeção, a luminosidade diminui. Se ficar mais próximo, o brilho aumenta.

Então, na hora da escolha do modelo, veja qual a distância recomendada pelo fabricante e se o número indicado irá atender a sua necessidade de acordo com a distância que ele ficará posicionado.

6. Tecnologia

A tecnologia de projeção também é um item da lista de como escolher projetor que deve ser observada. As mais comuns são DLP 1-chip e 3LCD 3-chips.

A DLP 1-chip entrega luminosidade e cores inferiores a tecnologia 3LCD 3-chips, que são produzidas a partir de um disco colorido para gerar as cores.

Já a 3LCD 3-chips utiliza 3 painéis, o que faz com que esta tecnologia entregue imagens com alto brilho em cores e alto brilho em branco, além de imagens mais luminosas, naturais e suaves.

Mas nem só as tecnologias de projeção que merecem atenção. Existem também, assim como nas TVs, projetores preparados para projetar imagens em 4K.

No aparelho de TV, no projetor ou em outro aparelho, é importante ressaltar que você só verá diferença da imagem 4k se o conteúdo a ser exibido também tiver sido produzido em 4k.

Ou seja: um aparelho 4k sem conteúdo 4k não faz diferença, assim como um conteúdo 4k em um aparelho que não suporta a tecnologia 4k também não fará diferença. Por isso, avalie a necessidade de adquirir um projetor que projete imagens com esta resolução.

7. Conexões

Também de acordo com o uso que seu projetor irá ter, verifique as conexões disponíveis nos modelos que você está considerando escolher. É preciso combinar as entradas do projetor com as oferecidas pelo aparelho que você irá conectar.

Hoje os projetores do mercado contam com as principais conexões, como USB Plug and Play, HDMI, VGA, entre outras.

Meu projetor parou de funcionar, e agora?

Se você seguiu a risca os tópicos desta lista de como escolher projetor, mas está se perguntando sobre manutenção dos aparelhos, chegou a hora de falar sobre isso.

Mesmo tendo escolhido o aparelho mais adequado e, com isso, está extraindo o melhor dele no uso, eventualmente ele apresentará algum defeito com o passar do tempo. Ou mesmo um acidente pode vir a acontecer e seu projetor precisará de manutenção, certo?

Se não for nenhum mau contato em um cabo ou algo simples como isso, que você perceba qual é o defeito e como resolver, o mais indicado é levar o projetor até um profissional especializado. Dessa forma, ele fará o diagnóstico e conseguirá resolver o problema de maneira assertiva.

Realizar o conserto de projetor sem conhecimento ou experiência técnica pode danificar ainda mais o aparelho e tornar a recuperação do mesmo mais difícil.

Procure a assistência técnica mais perto de você que tem experiência em conserto de projetor.

Se você está no Rio de Janeiro e está precisando consertar seu projetor, visite nossa página de conserto de projetor.

Lembre-se de seguir esta lista de como escolher projetor e prestar atenção nestes tópicos quando for adquirir seu aparelho. Tenho certeza que você terá uma ótima experiência escolhendo o aparelho certo com nossas dicas!

Decidiu o modelo de projetor ideal para você? Conta pra gente nos comentários!

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by