Microondas com defeito, o que posso fazer?

Se você tem um microondas com defeito e não sabe muito bem como tentar resolver, este artigo é para você! São alguns diagnósticos comuns, com possíveis soluções fáceis e práticas para que você mesmo tente resolver no dia a dia, com praticidade. 

É importante destacar que, mesmo os problemas a seguir serem comuns, o microondas com defeito pode ter sido danificado de forma que só um profissional especializado poderá solucionar. 

Por motivos de segurança, não realize manutenções sem total conhecimento técnico. Evite acidentes graves que podem causar, inclusive, a morte. 

A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar:

Sumário
1. Microondas não liga
2. Prato do microondas não gira
3. Microondas não esquenta
4. Microondas estalando
5. Microondas com muito vapor
6. Microondas com mau contato

Microondas não liga

Sabe quando você vai usar seu microondas e, do nada, ele não liga mais? Bate um desespero, né? Já aconteceu com você?

Pois é! Geralmente, a primeira coisa que fazemos é verificar se ele está bem encaixado na tomada, pois este problema remete a uma questão elétrica. Caso não haja mau contato na tomada, é indicado ligar o microondas com defeito em outra, só para conferir e tirar a dúvida se o problema não era esse. E outro detalhe também que vale verificar é se o fio do microondas está danificado em algum ponto.

Após ligá-lo em outra tomada tudo continua na mesma? Existe uma outra possibilidade que você pode tentar: mexer na pecinha chamada fusível. Ela pode ser responsável pelo seu microondas com defeito, mas é simples de resolver. Basta trocar por um novo fusível. 

Falando em fusível, você sabe qual a função dele? Ele serve para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito. Por isso, se o seu microondas não liga, o fusível pode ter sido queimado por alguma questão, impedindo que esse curto danifique o seu aparelho. 

Você pode encontrá-lo nas chamadas “lojas de material de construção” ou estabelecimentos especializados em artigos de eletrônica. 

Apesar de essa ser uma possibilidade de solucionar o problema do seu microondas com defeito, não é a única. No caso de ele não ligar, a placa de potência é que pode estar danificada.

Prato do microondas não gira

Bem, um microondas com defeito pode apresentar este problema, mas pode não ser um defeito. Verifique se o prato está bem encaixado e se, ao fechar a porta, ela fez o barulhinho de que foi travada. Se você notar que alguma pecinha da porta está quebrada e, por isso, ela não encaixa, será necessário consertá-la para que o aparelho volte a funcionar como deveria. 

Isso porque o microondas foi feito com algumas medidas de segurança para que as suas ondas eletromagnéticas não escapem de dentro do aparelho, pois podem ser prejudiciais a saúde. Caso a porta e/ou o prato não estejam encaixados e travados, seu microondas realmente não irá funcionar corretamente.

Se você já verificou o prato e a porta e está tudo certo e, mesmo assim, o prato não gira, pode ser alguma peça dessas duas partes do aparelho que você não consegue verificar sem um conhecimento maior. Por exemplo, as placas ou o motor do prato.

Microondas não esquenta

Microondas com defeito que não esquenta os alimentos indica que pode ser defeito na placa eletrônica. Ela é quem ativa todas as peças eletrônicas do microondas. Apesar disso, existem outras peças que podem ter sido afetadas, atrapalhando o bom funcionamento do seu aparelho. São elas o magnetron, o diodo de alta, o capacitor e o transformador.

Não precisa se desesperar! Nesse caso, por ser um problema que envolve um pouco mais de conhecimento e habilidade técnica, consulte um profissional para avaliar, de fato, qual peça precisará ser substituída, pois essas peças costumam apresentar defeito separadamente. Então, possivelmente, o seu gasto com a manutenção não envolverá todas essas elas.

Microondas estalando

Às vezes, dependendo da condição do alimento que colocamos no microondas ou do recipiente que colocamos para esquentar esse alimento, estalos são ouvidos. Neste momento, interrompa o aquecimento, apertando o botão de cancelar e, sem seguida, desligue o aparelho da tomada. Com o microondas desligado, verifique se o tempo selecionado para aquecer o que estava dentro do aparelho não foi mais que o suficiente. 

Por exemplo: não se deve esquentar ovo cozido e sem casca no microondas de qualquer forma, pois ele superaquece e acaba explodindo, provocando um estalo. É necessário ir esquentando aos poucos e sempre colocando poucos segundos até perceber que está quente o suficiente, sem superaquecer e explodir. 

Também é proibido usar utensílios e peças de metal, assim como papel laminado, dentro do microondas. Esses materiais refletem ondas emitidas pela válvula eletrônica do aparelho, o magnetron. Ao se chocarem, essas ondas acabam emitindo as faíscas e estalos.

Já que citamos o magnetron, é possível também que esta peça esteja danificada, ou alguma de suas partes.  

Mas sabia que uma simples limpeza pode resolver esse problema de faíscas e estalos? Pois é! É mais um caso de microondas com defeito que, na verdade, não está com defeito. Faça uma inspeção no interior do aparelho e procure restos de comida ou algo que tenha espirrado e que está sendo aquecido demais por acidente. 

Microondas com muito vapor

É normal que haja vapor dentro do microondas ao esquentar algo, pois as moléculas de água são aquecidas e geram esse vapor. Porém, o vapor escapa pelas saídas do aparelho projetadas para esse fim. Viso isso, verifique se as saídas de vapor não estão obstruídas. O vapor pode estar se acumulando no interior do microondas. 

Microondas com mau contato

O mau contato pode estar ocorrendo no fio da tomada ou na própria tomada, conforme já falamos aqui no começo do nosso artigo. Ou o problema pode ser interno, com alguma peça ou placa que já não está funcionando corretamente e, possivelmente, esteja desencaixada. O ideal é que um técnico verifique o microondas e faça os ajustes necessários. 

Este artigo foi útil para você? Conseguimos ajudar? Se você ainda precisa de ajuda profissional para seu microondas com defeito e estiver no Rio de Janeiro, visite a página de conserto de microondas para um suporte especializado.

Próximo artigo

This post has 3 Comments

3
    1. Olá Luciana, tudo bem? São diversos motivos que podem estar causando esse tipo de problema, para entender melhor o seu caso precisaríamos de mais detalhes. O que acha de entrar em contato com a gente pelo whatsapp? (21) 96754-1001. Aguardamos seu contato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *