Microondas com defeito, o que devo fazer?

Microondas com defeito, o que posso fazer?

10 de dezembro de 2019

Compartilhe

Se você tem um microondas com defeito e não sabe muito bem como tentar resolver, este artigo é para você! São alguns diagnósticos comuns, com possíveis soluções fáceis e práticas para que você mesmo tente resolver no dia a dia, com praticidade. 

É importante destacar que, mesmo os problemas a seguir serem comuns, o microondas com defeito pode ter sido danificado de forma que só um profissional especializado poderá solucionar. 

Por motivos de segurança, não realize manutenções sem total conhecimento técnico. Evite acidentes graves que podem causar, inclusive, a morte. 

A seguir, confira algumas dicas que podem te ajudar:

Sumário
1. Microondas não liga
2. Prato do microondas não gira
3. Microondas não esquenta
4. Microondas estalando
5. Microondas com muito vapor
6. Microondas com mau contato

Microondas não liga

Sabe quando você vai usar seu microondas e, do nada, ele não liga mais? Bate um desespero, né? Já aconteceu com você?

Pois é! Geralmente, a primeira coisa que fazemos é verificar se ele está bem encaixado na tomada, pois este problema remete a uma questão elétrica. Caso não haja mau contato na tomada, é indicado ligar o microondas com defeito em outra, só para conferir e tirar a dúvida se o problema não era esse. E outro detalhe também que vale verificar é se o fio do microondas está danificado em algum ponto.

Após ligá-lo em outra tomada tudo continua na mesma? Existe uma outra possibilidade que você pode tentar: mexer na pecinha chamada fusível. Ela pode ser responsável pelo seu microondas com defeito, mas é simples de resolver. Basta trocar por um novo fusível. 

Falando em fusível, você sabe qual a função dele? Ele serve para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito. Por isso, se o seu microondas não liga, o fusível pode ter sido queimado por alguma questão, impedindo que esse curto danifique o seu aparelho. 

Você pode encontrá-lo nas chamadas “lojas de material de construção” ou estabelecimentos especializados em artigos de eletrônica. 

Apesar de essa ser uma possibilidade de solucionar o problema do seu microondas com defeito, não é a única. No caso de ele não ligar, a placa de potência é que pode estar danificada.

Prato do microondas não gira

Bem, um microondas com defeito pode apresentar este problema, mas pode não ser um defeito. Verifique se o prato está bem encaixado e se, ao fechar a porta, ela fez o barulhinho de que foi travada. Se você notar que alguma pecinha da porta está quebrada e, por isso, ela não encaixa, será necessário consertá-la para que o aparelho volte a funcionar como deveria. 

Isso porque o microondas foi feito com algumas medidas de segurança para que as suas ondas eletromagnéticas não escapem de dentro do aparelho, pois podem ser prejudiciais a saúde. Caso a porta e/ou o prato não estejam encaixados e travados, seu microondas realmente não irá funcionar corretamente.

Se você já verificou o prato e a porta e está tudo certo e, mesmo assim, o prato não gira, pode ser alguma peça dessas duas partes do aparelho que você não consegue verificar sem um conhecimento maior. Por exemplo, as placas ou o motor do prato.

Microondas não esquenta

Microondas com defeito que não esquenta os alimentos indica que pode ser defeito na placa eletrônica. Ela é quem ativa todas as peças eletrônicas do microondas. Apesar disso, existem outras peças que podem ter sido afetadas, atrapalhando o bom funcionamento do seu aparelho. São elas o magnetron, o diodo de alta, o capacitor e o transformador.

Não precisa se desesperar! Nesse caso, por ser um problema que envolve um pouco mais de conhecimento e habilidade técnica, consulte um profissional para avaliar, de fato, qual peça precisará ser substituída, pois essas peças costumam apresentar defeito separadamente. Então, possivelmente, o seu gasto com a manutenção não envolverá todas essas elas.

Microondas estalando

Às vezes, dependendo da condição do alimento que colocamos no microondas ou do recipiente que colocamos para esquentar esse alimento, estalos são ouvidos. Neste momento, interrompa o aquecimento, apertando o botão de cancelar e, sem seguida, desligue o aparelho da tomada. Com o microondas desligado, verifique se o tempo selecionado para aquecer o que estava dentro do aparelho não foi mais que o suficiente. 

Por exemplo: não se deve esquentar ovo cozido e sem casca no microondas de qualquer forma, pois ele superaquece e acaba explodindo, provocando um estalo. É necessário ir esquentando aos poucos e sempre colocando poucos segundos até perceber que está quente o suficiente, sem superaquecer e explodir. 

Também é proibido usar utensílios e peças de metal, assim como papel laminado, dentro do microondas. Esses materiais refletem ondas emitidas pela válvula eletrônica do aparelho, o magnetron. Ao se chocarem, essas ondas acabam emitindo as faíscas e estalos.

Já que citamos o magnetron, é possível também que esta peça esteja danificada, ou alguma de suas partes.  

Mas sabia que uma simples limpeza pode resolver esse problema de faíscas e estalos? Pois é! É mais um caso de microondas com defeito que, na verdade, não está com defeito. Faça uma inspeção no interior do aparelho e procure restos de comida ou algo que tenha espirrado e que está sendo aquecido demais por acidente. 

Microondas com muito vapor

É normal que haja vapor dentro do microondas ao esquentar algo, pois as moléculas de água são aquecidas e geram esse vapor. Porém, o vapor escapa pelas saídas do aparelho projetadas para esse fim. Viso isso, verifique se as saídas de vapor não estão obstruídas. O vapor pode estar se acumulando no interior do microondas. 

Microondas com mau contato

O mau contato pode estar ocorrendo no fio da tomada ou na própria tomada, conforme já falamos aqui no começo do nosso artigo. Ou o problema pode ser interno, com alguma peça ou placa que já não está funcionando corretamente e, possivelmente, esteja desencaixada. O ideal é que um técnico verifique o microondas e faça os ajustes necessários. 

Este artigo foi útil para você? Conseguimos ajudar? Se você ainda precisa de ajuda profissional para seu microondas com defeito e estiver no Rio de Janeiro, visite a página de conserto de microondas para um suporte especializado.

Compartilhe

Artigos Relacionados

Como Escolher Projetor

Como escolher projetor: 10 dicas para não errar

27 de fevereiro de 2020

Televisão não funciona

A Tela da TV não funciona. Veja as principais causas e soluções

10 de dezembro de 2019

Depoimentos

Guilherme Souza

Guilherme Souza

um mês atrás

Olá Bom dia ,Minha experiência com a Cantinho Sonoro foi excelente! Levei meu equipamento da JBL para reparo no dia 02/09 e, para minha surpresa, já no dia 04/09 estava pronto, muito mais rápido do que eu esperava. Além disso, o serviço foi coberto pela garantia, então não tive nenhum custo. O atendimento foi super atencioso e profissional, e o resultado ficou impecável. Recomendo fortemente para quem precisar de assistência técnica de qualidade e agilidade.

ver mais

postado em Google

SERGIO NISENSON

SERGIO NISENSON

um mês atrás

Levei um headphone, pq o canal da direita, não estava funcionando. No dia seguinte, a colaboradora me ligou, dizendo que o aparelho não apresentou qualquer defeito. Fui buscar e do meu celular, continuava sem som, do lado direito. O Sr. Ronaldo, com toda paciência, foi mexendo no celular e verificou que o som estava direcionado, somente, pro lado esquerdo. Regulou e voltou a funcionar perfeitamente. E não me cobraram nada. Eu andei mexendo no celular e acabei que desregulei. Erro MEU. Estão de parabéns, pelo atendimento. Obrigado, mais uma vez.

ver mais

postado em Google

Gui Valença

Gui Valença

um mês atrás

Espetacular!Levei uma caixa Jbl Éon 615 que precisou trocar o alto falante !!Depois de um ano voltei, pois achei q teria q trocar novamente!Depois de avaliada, fizeram apenas o ajuste do alto falante e não me cobraram NADA!Ele estava solto por falta de cuidado meu!!São de muita confiança!!!

ver mais

postado em Google

Ricardo Jung

Ricardo Jung

um mês atrás

Resolveram em três dias o que outra assistência não conseguiu em 2 meses.

ver mais

postado em Google

Simon Sinistro

Simon Sinistro

um ano atrás

Apesar de não conseguir o reparo desejado, por conta da panasonic e da Sony terem deixado de fornecer peças, fui bem atendido, sendo realizada a analise técnica rápida e o que foi deixado lá para análise posterior, o contato foi feito por e-mail. Além de haver o serviço de descarte gratuito, bastando preenchimento de uma autorização pessoal.

ver mais

postado em Google

William Senter

William Senter

2 anos atrás

Meu PlayStation 4 apresentou problema, r antes de levar ao cantinho sonoro, passei por 2 técnicos (bem avaliados) que me falaram que não tinha reparo, que haviam tentado de tudo.Procurei uma terceira opinião com o cantinho sonoro e o atendimento foi ótimo, meu console em 5 dias estavam reparado, já estou usando ele há 1 mês e funcionando perfeitamente inclusive com jogos pesados. Salvaram o videogame que já era quase uma causa perdidaO atendimento foi super profissional e rápido. E o custo bem dentro da realidade. Super recomendo

ver mais

postado em Google

Moises Wertman

Moises Wertman

um ano atrás

Só faço consertos de eletrônicos com eles.Serviços de excelência, com preços justos.Desta vez, levei um notebook para a troca do teclado.Atendimento nota 10!Recomendo!

ver mais

postado em Google

Claudio Lopes

Claudio Lopes

um ano atrás

Já sou cliente há muitos anos desde o tempo que era assistência técnica da Sony. Agora é da JBL, mas atendem todas as marcas. Bom atendimento e bom serviço prestado.

ver mais

postado em Google

Gustavo Vieira

Gustavo Vieira

3 anos atrás

Sempre fui bem atendido, é um pouco cheio devido a demanda, não tem jeito, os caras resolvem o seu problema... Lógico que vai ficar cheio... lógico que vai ter fila. Prefiro comprar os produtos da JBL com um ano de garantia, no meu caso, por exemplo, e ter a certeza que o pessoal da Cantinho Sonoro vai resolver. já levei vários fones meus da JBL e de meus familiares também.Estão de parabéns.

ver mais

postado em Google

itamar diniz

itamar diniz

um mês atrás

Endereço muito bom e informações passadas pelo telefone coincide com o atendimento

ver mais

postado em Google

Amanda Duarte

Amanda Duarte

5 meses atrás

Fiquei totalmente satisfeita com o atendimento e resolução do meu caso. Fui em uma tarde que não havia filas, fui prontamente atendida. Levei um fone JBL que parou de recarregar, e todo o atendimento foi educado e claro. Fui informada do prazo de conclusão do reparo e me surpreendi com a rapidez em que tudo foi resolvido, poucos dias depois. O fone foi devolvido funcionando, e eu agradeço a equipe pelo trabalho. Recomendo.

ver mais

postado em Google

Arquiteta Leticia Spada

Arquiteta Leticia Spada

11 meses atrás

Fui super bem atendida!! Tive problemas de sincronização entre o telefone novo e o fone JBL, eles resolveram na hora!!!

ver mais

postado em Google

Nice Lacroix

Nice Lacroix

7 meses atrás

Muito boa, serviço de montagem de cabos de áudio e vídeo com muita eficáciaFuncionários atenciosos e competentesHá mais de 28 anos recorro a essa loja p compra de cabos de áudio/ vídeo ou montagem personalizadaPouco espaço mas serviço de 1*

ver mais

postado em Google

Endereço

Rua Tonelero, 316 B Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Telefone

(21) 2236-5164 / 2256-6260

Horário de funcionamento

seg-sex — 09:00 - 18:00 sábado — 09:00 - 12:00 domingo — fechado

Formulário de Contato

Autorizadas

Especializadas

Rua Tonelero, 316 B Copacabana, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2236-5164 / 2256-6260

Cantinho Sonoro © 2024. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade