Playstation com defeito, como consertar?

Apesar de ser um console que está na sua quarta “edição”, a Playstation produz videogames de qualidade há anos. Mas isso não impede que eventualmente você precise de conserto de Playstation com defeito. Afinal, todo aparelho eletrônico, por melhor que seja, está sujeito a apresentar defeitos e eles tendem a aparecer ao longo do tempo, de diversas formas. 

Muitos defeitos são causados de acordo com o uso de cada usuário. Se você usa demais o aparelho sem pausas, ele pode superaquecer e causar um problema. Pode ser que não seja o seu caso, mas você instala muitos aplicativos, comprometendo o funcionamento do aparelho.

Sem falar também nos famosos acidentes, que fogem do nosso controle e acabam acontecendo quando a gente menos espera.

Enfim, são vários defeitos causados por motivos diferentes que podem resultar no conserto de Playstation. Listamos alguns para te ajudar a encontrar uma solução de problemas nesse famoso videogame da Sony

Sumário
1. Luz vermelha (ou azul piscante)
2. Luz azul
3. Menu com lentidão
4. O Playstation desliga sem motivo aparente
5. Problemas de leitura do disco

Luz vermelha (ou azul piscante)

Um exemplo de luzes que indicam que algo está errado. As luz vermelha ou a luz azul indicam um superaquecimento do Playstation, que pode ocasionar bugs e travamentos, desligamentos inesperados e lentidão no aparelho. Essas são as consequências mais comuns do superaquecimento. A melhor solução é aguardar o videogame esfriar. 

Luz azul

É um sinal de que algo está errado, apesar de não ser possível saber exatamente qual é o problema. Essa luz indica um erro no sistema, mas genérico e você pode mesmo ter um Playstation com defeito. Além da luz azul acesa no aparelho continuamente, a TV pode não apresentar imagem. Para tentar descobrir exatamente qual é o problema, existem alguns testes que podem ser feitos:

  • Verificar a fonte de energia: primeiro, recomenda-se desligar o console totalmente. Depois, segurar o botão de energia, aguardar o indicador de energia se apagar e ouvir um sinal sonoro “apitando” duas vezes. Durante este procedimento, não retire o cabo enquanto a luz estiver acesa para evitar danos ou perda de dados no sistema. Agora só verificar o que pode estar errado, como voltagem da tomada, o cabo, etc e religar o Playstation após alguns minutos. 
  • Atualizar o firmware da TV: se a sua TV é uma smart, pode ser que o sistema atual dela esteja incompatível com o Playstation. Por isso, é recomendado que o firmware seja atualizado para a versão mais recente.
  • Verificar o cabo HDMI: pode parecer bobo, mas às vezes é algo bem simples mesmo, um mau contato. 
  • Problema na TV: Não destarte a possibilidade do problema ser na própria TV e você precisar de um técnico especializado em conserto de televisão.

Outra questão que pode causar o problema da luz azul é o HD. É uma parte sensível que pode falhar devido a mínimas coisas, como poeira nos conectores. Se não for o caso da poeira, é melhor não arriscar em mexer por conta própria no HD, que é bastante sensível, como dito anteriormente e você pode agravar o problema em um Playstation com Defeito. 

O conserto de Playstation em uma assistência técnica pode ser a melhor solução para que seu videogame volte a funcionar perfeitamente.

O HD também pode ser o causador deste problema e é um problema bem comum de acontecer. Isso porque o Playstation pode ter muitos aplicativos instalados e estar sem espaço, deixando o funcionamento comprometido. Sendo assim, desinstale os aplicativos que não estão sendo utilizados para liberar espaço. 

Se mesmo assim o problema persistir, a recomendação é a mesma do problema da luz azul, por também estar ligado ao HD: o conserto de Playstation em uma assistência técnica. 

O Playstation desliga sem motivo aparente

Se não houve queda de energia e mesmo assim seu videogame desligou “do nada”, é bom verificar a fonte do console. Esses desligamentos inesperados podem causar danos graves ao sistema. É importante reforçar que o uso de estabilizadores de energia não são adequados para o aparelho e eles, inclusive, podem deixar seu Playstation com defeito. 

Por isso, evite demais danos ao aparelho, pois os desligamentos podem causar defeitos no processador e outras peças internas. O conserto de Playstation por um técnico é o ideal neste caso. 

Problemas de leitura do disco

Quando o aparelho apresenta este defeito, geralmente a primeira coisa que fazemos é limpar o disco e assoprar o leitor para eliminar a poeira. Há situações em que a resolução do problema é simples assim. Mas em outras, nem tanto.

O indicativo de que o leitor está com problemas é o carregamento lento do jogo ou o não reconhecimento do disco para leitura. Nem sempre o defeito é do disco. Mas é bom verificá-lo também, caso apareça uma mensagem que possa indicar o problema no disco. 

Após checar esta possibilidade e descartá-la, é o momento de considerar algo mais complexo, como um problema interno do leitor de discos. Busque auxílio em uma assistência técnica que irá dizer se há a necessidade da troca da peça neste caso de conserto de Playstation. 

Não recomendamos que uma pessoa sem experiência técnica tente manusear o console na tentativa de conserto de Playstation, independente do modelo. Evite demais problemas por ter danificado as peças internas, que são bem sensíveis. 

Se você tentou solucionar o problema do seu Playstation em casa com as dicas que você mesmo poderia tentar e não conseguiu, leve-o para realizar um diagnóstico e identificar a causa do problema com um profissional técnico. O conserto de Playstation em uma assistência técnica pode ser a melhor solução quando não é possível resolver o problema com medidas simples em casa. 

Espero que tenha gostado das nossas dicas! Visite nossa página sobre videogames e saiba mais sobre como obter assistência técnica para te auxiliar no conserto de Playstation. 

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by