Notebook quebrado tem conserto?

Saber exatamente qual o problema de um notebook quebrado sem a ajuda de um profissional é um desafio. Em casa você pode achar que seja algo simples —  e às vezes realmente é —, mas você não sabe solucionar o problema. Então o melhor a se fazer é levar a uma assistência técnica? 

Bem, na maioria dos casos sempre é. Porém você pode tentar algumas soluções em casa antes. E é justamente o que você vai ver neste artigo:

5 principais defeitos de notebook identificados pelo usuário:

  • 1. Lentidão no funcionamento do notebook
  • 2. A duração da bateria está muito baixa
  • 3. O teclado não está funcionando
  • 4. Tela está apresentando defeito ou não funciona mais
  • 5. O notebook não liga

– Meu notebook tem conserto?

      – Quando vale a pena consertar meu notebook quebrado?

Boa leitura!

5 principais defeitos de notebook identificados pelo usuário

Há alguns problemas que identificamos no uso diário do notebook e que interferem nas tarefas rotineiras que executamos, seja para trabalho ou uso pessoal. Reunimos abaixo os principais defeitos que seu notebook pode apresentar e como você pode resolvê-los em casa, com soluções que não exigem grande conhecimento técnico.

1. Lentidão no funcionamento do notebook

É comum após um tempo considerável de uso notarmos que certos aparelhos eletrônicos apresentam uma lentidão no desempenho. Isso porque acumulamos muitos arquivos em nossos smartphones e computadores, seja desktop ou notebook. Existem casos que, mesmo apagando esses arquivos e liberando mais armazenamento, ainda é possível observar uma dificuldade em realizar tarefas simples no seu notebook.

Se você já apagou fotos, vídeos e documentos, tente desinstalar programas e aplicativos que você não usa mais. Quanto mais espaço você conseguir liberar em seu disco rígido, melhor! Dessa forma a memória será executada com mais facilidade e você observará uma melhor performance. 

Outro ponto importante em relação aos programas é identificar se existe algum que esteja sendo inicializado automaticamente. Sabe quando você liga seu notebook e o programa abre “sozinho”? Se você não o fecha, ele fica em execução e você pode nem ter percebido. Para resolver isso, nem precisa desinstalar o programa se você o utiliza com frequência.  Basta ir em suas configurações e alterar a opção de inicialização automática. 

Após apagar arquivos, desinstalar programas e remover as inicializações automáticas, verifique se o desempenho do seu notebook melhorou. Caso não tenha melhorado, é hora de investigar um pouco mais a fundo e considerar o problema em peças internas. Continue lendo o artigo, pois falaremos de algumas delas mais a frente.

2. A duração da bateria está muito baixa

Você percebeu que a bateria do seu notebook já não é mais a mesma? Você sente que perdeu a mobilidade e que seu notebook parece um desktop por ter que ficar com ele ligado na tomada? Esse também é um cenário comum e também tem a ver com o uso ao longo do tempo. 

A bateria tem componentes químicos que naturalmente sofrem desgastes e interferem no seu funcionamento. E não é só isso! Vale lembrar que os fabricantes indicam quantos ciclos de carga cada bateria dura em sua vida útil. Pode ser que você já tenha atingido ou esteja chegando nesse número de ciclos indicados. 

A solução realmente é adquirir uma bateria nova para devolver a autonomia e mobilidade que o uso de um notebook propõe. 

3. O teclado não está funcionando

Esse defeito representa um grande problema no uso do notebook, mas a solução pode ser muito simples: limpar o teclado. A poeira atrapalha o funcionamento correto das teclas. 

Devemos considerar também defeitos de hardware e software, como um fio danificado e erro nas configurações do teclado.

Confira aqui um artigo completo que vai te ajudar a ir mais a fundo no problema e na solução do contratempo com o seu teclado.

4. Tela está apresentando defeito ou não funciona mais

Assim como um notebook com a bateria que descarrega rápido, um notebook com a tela defeituosa também pode te “prender” e ter uma dinâmica semelhante a de um desktop. Quando você não consegue ver absolutamente nada na tela original e precisa conectar a um monitor ou TV para usar seu computador, aí não tem mais jeito mesmo.

Se esse ainda não é o caso, mas você já observa falhas na imagem e pode prever um apagão total da imagem em breve, “prevenir é melhor que remediar”, conforme diz o famoso ditado popular.

Em ambos os casos, a recomendação é levar seu notebook a uma assistência técnica. Apenas um profissional conseguirá indicar qual a melhor solução. 

5. O notebook não liga 

Tentou ligar o notebook sem sucesso? Isso automaticamente é sinônimo de notebook quebrado? Antes de definir um diagnóstico, é preciso identificar a raiz do problema. Para esse cenário, temos 4 possíveis causas:

  1. Fonte de alimentação (carregador).
  2. Bateria com defeito.
  3. Tela com defeito.
  4. Problemas de hardware.

Vamos a possíveis soluções. Na verdade, são testes que você pode fazer para tentar identificar o problema.

  1. Teste outro carregador do mesmo modelo.
  2. Troque por outra bateria do mesmo modelo.
  3. Conecte o notebook em outra tela ou monitor via cabo HDMI ou VGA.

Sugerimos que você faça os dois primeiros testes com componentes de outro notebook do mesmo modelo. Você não precisa necessariamente comprar um novo carregador ou bateria, já que não se sabe ainda se esse realmente é o problema. Procure alguém que você conheça com o mesmo notebook que o seu para realizar os testes. 

É importante ressaltar que, se a bateria não for de fácil remoção e encaixe externo, não recomendamos abrir o aparelho por conta própria para testar outra bateria.

Se nenhuma das tentativas deu certo, muito provavelmente a causa do seu problema é a número quatro que destacamos acima: problema de hardware. 

Meu notebook tem conserto?

Sim, geralmente tem. Quando falamos de notebook quebrado, estamos falando de um universo muito amplo de defeitos. Os que apresentamos aqui são apenas alguns exemplos de dificuldades mais comuns que os usuários enfrentam com seus notebooks. Não significa que você irá conseguir solucionar com certeza apenas seguindo as sugestões que apresentamos aqui.

Por isso, ressaltamos mais uma vez que nossa principal recomendação é levar seu aparelho para que um profissional faça uma avaliação do conserto de notebook. Se você é da cidade do Rio de Janeiro, podemos te ajudar! Somos uma assistência técnica autorizada com mais de 50 anos de experiência no mercado. Entre em contato conosco e faça seu orçamento.

Artigo anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Estamos à disposição! Entre em contato