Caixa de som para TV, como escolher?

Decidir adquirir uma caixa de som para melhorar a experiência de assistir TV é uma decisão bastante pessoal. Existem diversos motivos para essa escolha, como problema no sistema de áudio da TV, qualidade som ruim da própria TV ou até mesmo apenas por querer simular um som de sala de cinema em casa.

Seja lá qual for seu motivo, esse artigo vai te ajudar a entender como escolher sua caixa de som para TV. Veja quais as opções disponíveis no mercado e qual a mais adequada para a sua necessidade.

Abordaremos os seguintes tópicos:

1. Por que utilizar uma caixa de som na TV?
1.1. O áudio das TVs modernas está cada vez melhor
1.2. Sistema de áudio da TV com problema ou qualidade ruim do áudio
2. Como melhorar a experiência sonora?
2.1 Caixas de som para TV
2.1.1 Como escolher?
2.2 Caixa de som Bluetooth para TV
2.3 Home Theater
2.2 Como escolher Home Theater para TV?

Acompanhe o artigo a seguir.

Por que utilizar uma caixa de som na TV?

Como citamos no começo do texto, você pode escolher usar um equipamento de áudio para substituir o uso do som da sua TV no dia-a-dia por vários motivos. Agora vamos falar um pouco sobre cada um deles.

O áudio das TVs modernas está cada vez melhor

Os aparelhos de TV estão se modernizando cada vez mais. Nos últimos vinte anos, saímos do televisor de tubo para telas planas com imagens em 4K. O áudio desses aparelhos também acompanhou a evolução da qualidade da imagem. Alguns, inclusive, contam com inteligência artificial para melhorar a qualidade do som.

Se a sua TV não é das mais modernas, você pode investir em equipamentos de som com tecnologia tão boa quanto. E é o que você vai ver ao longo da leitura.

Sistema de áudio da TV com problema ou qualidade ruim do áudio

Quando o televisor apresenta chiados no som provenientes do aparelho, o áudio parece estourado ou realmente a TV não emite mais som, é sinal de um problema interno no aparelho.

Nesse cenário, temos três opções. A primeira é levar o aparelho em uma assistência técnica. Lá o profissional irá avaliar os danos e orientar você em relação ao conserto da sua TV. A segunda opção é adquirir um equipamento de som para conectar na sua televisão. E, a terceira é comprar um aparelho novo caso você realmente queira um modelo mais moderno. 

Se você optar pela primeira opção, podemos te ajudar. Somos uma das mais tradicionais e experientes assistências técnicas do Rio de Janeiro, com 50 anos de mercado. Entre em contato conosco!

Embora sua TV tenha sido levada a assistência técnica e o reparo não tenha sido realizado, seja por escolha sua ou por ter sido financeiramente viável, adquirir um equipamento de áudio é a melhor solução.

Além de poder ser uma solução mais econômica, dependendo do momento da sua vida financeira, você ainda poderá usufruir das tecnologias mais modernas de áudio, ainda que sua TV seja mais antiga e tenha uma qualidade de áudio inferior.

Como melhorar a experiência sonora?

Antes de começar a falar sobre modelos de caixas de som, precisaremos abordar alguns termos técnicos. Eles serão fundamentais para você identificar a qualidade do áudio que melhor te atende.

Começaremos falando da potência, medida em Watts. Um erro comum é achar que quanto mais potência, mais alto é o volume. Esse é um grande equívoco, pois o Watts mede a potência elétrica. Sendo assim, não adianta o equipamento oferecer um amplificador com alta potência quando suas caixas acústicas têm baixa sensibilidade.

Em seguida, é importante conhecer também sobre frequência, calculada em Hz. O desempenho de sons agudos, médios ou graves é demonstrado pelas variações nas faixas mínimas e máximas de frequência.

Existem outras especificações técnicas que podem ser levadas em consideração, mas as que mais confundem e valem ser esclarecidas são a potência e a frequência.

Após que contextualizamos, é hora de conferir as dicas abaixo. Atenção!

Vamos explicar quais os tipos de equipamentos de áudio você pode adquirir para sua televisão, como escolher e outras informações.

Caixas de som para TV

Em um universo de modelos de caixa de som com tamanhos e tecnologias diferentes, é preciso ter calma. Nem sempre a maior caixa significa ser a melhor para o ambiente no qual você pretende usar sua caixa de som.

Como escolher?

Primeiro considere a potência dos alto-falantes e o sistema de amplificação. A melhor maneira de fazer isso é testando um mesmo áudio em diversos modelos.

Mas, se você for fazer a compra online, vamos te ajudar com uma informação: ambientes maiores são mais adequados para caixas de som em formato de torre. Para ambientes mais limitados, a qualidade do som será melhor em caixas de duas vias.

Caixa de som Bluetooth para TV

Caixas de som com esta tecnologia são ideais para quem não consegue manter o aparelho conectado por fio no televisor. E não é só isso: por não necessariamente precisar manter fixo perto da TV, você pode utilizar a caixa de som para conectar ao celular em ambientes variados.

Por isso, avalie se você tem outras necessidades e se outros usos para a caixa de som farão sentido para você. Em caso afirmativo, então considere comprar um produto com a tecnologia Bluetooth.

Pode ser que você já tenha uma caixa de som Bluetooth ou não em casa, que você só usava para ouvir música, por exemplo, e ela estragou. Agora que você já sabe que também pode usá-la na sua TV, você não precisa comprar uma nova. Optar primeiro pelo conserto de caixa de som é uma boa solução. Mais uma vez recomendamos que você faça uma avaliação dos danos com profissionais técnicos na sua caixa de som. Nós também podemos te ajudar com esse serviço.

Home Theater

Sua sala é ampla e você quer simular uma sala de cinema na sua casa? Bem, se você não tem a maior das TVs, tudo bem. Você ainda pode reproduzir a experiência auditiva. Inclusive, essa é a promessa do sistema de som que já é bastante conhecido, o Home Theater. O “Home”, para os mais íntimos, é composto por, no mínimo, 5 caixas e 1 subwoofer.

Como escolher Home Theater para TV?

Sabendo que o Home Theater tem várias peças, é importante ter em mente que o ambiente precisa ser espaçoso para espalhar as caixas no espaço que você deseja instalar o equipamento. Isso porque cada caixa tem sua função específica e, para que tudo funcione corretamente, é importante que o som seja bem distribuído.

Para usar um Home Theater de 5 caixas e com a potência de até 1000W RMS, o indicado é que o seu espaço tenha entre 15 m² e 25 m².

Se o seu espaço for maior que 25m², você pode apostar em um equipamento com mais de 1000W RMS e sete caixas.

Porém, não só a área do ambiente que deve ser considerada. Tapetes, cortinas, pé direito, entre outros detalhes do espaço podem impactar na sua experiência sonora com o Home Theater.

Gostou das dicas? Use essas informações como um guia para comprar a sua caixa de som para TV. Espero que este artigo tenha te ajudado e que você encontre a melhor opção.

Artigo anteriorPróximo artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Estamos à disposição! Entre em contato